Este termo vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões empresariais sobre como deveríamos inovar nos negócios. Mas junto com ele, muitas dúvidas surgem. Este é um tema bastante amplo, mas no texto de hoje, vamos trazer algumas respostas e reflexões que podem ser úteis para você e para a sua empresa. Confira!
O que é cultura de inovação?
A cultura da inovação é aquela cultura que incentiva diretores e colaboradores a repensar na cultura da empresa. Em outras palavras, é a cultura de praticar o hábito de, diariamente, revisitar a missão, os valores, as normas, a criação de produtos e os processos da empresa para verificar se eles ainda fazem sentido e transformá-los, caso seja necessário.
Observe que mencionamos como atores deste projeto tanto os diretores como os colaboradores da empresa. Isso significa que, para a cultura da inovação, a responsabilidade de sugerir ideias não é apenas de quem está no topo da hierarquia da empresa, mas sim, de todos os colaboradores.
Assim como o cargo e a posição hierárquica de um colaborador não devem ser um empecilho para novas ideias, nenhum outro tipo de obstáculo deve ser colocado para trazer novas ideias. Na verdade, o ideal é que um processo de captação de novas ideias seja instaurado e que os colaboradores que contribuírem sejam premiados e reconhecidos.
Por que implantar a cultura da inovação numa empresa?
Há alguns benefícios para as empresas que implantam a cultura de inovação em suas empresas. Tais como:
1. Construir um diferencial
Você já deve ter ouvido falar que duas cabeças pensam melhor que uma. Isso porque mais pontos de vista sempre enriquecem uma discussão. A empresa que abre as suas portas para a cultura de inovação, se abre também para mais ideias que podem, por sua vez, criar um diferencial competitivo de mercado para a empresa em questão. A empresa não fica presa às ideias dos diretores. Dessa forma, ela fica mais forte que seus concorrentes.
2. Trabalhar a atração de talentos
Profissionais inovadores são atraídos – quase que naturalmente – para empresas com esta cultura implantada.
3. Retenção de talentos
Além disso, estes profissionais – especialmente se eles tiverem reconhecimento por trazer novas ideias – vão querer permanecer na empresa, contribuindo não só com a sua força de trabalho, mas principalmente com suas ideias.
Os desafios da cultura da inovação.
Implantar a cultura de inovação numa organização é desafiador. Alguns desafios que você pode encontrar no caminho são:
4. Manter o processo
Mais difícil que colocar a cultura de inovação em prática é mantê-la dentro da organização. Para solucionar este problema, o ideal é que a empresa conte com consultorias externas e/ou proponha cursos e dinâmicas para contribuir na preparação de diretores e colaboradores para esta cultura.
5. Aceitação da diretoria
Um obstáculo comum na implantação da cultura de inovação é a diretoria. Executivos com pensamentos mais tradicionais têm dificuldade de ver valor em abrir para os colaboradores ideias que contribuirão com as estratégias da empresa e mexerão com a organização como um todo. Neste caso, o ideal é trabalhar com os benefícios que ideias trazidas por quem vive a empresa numa outra perspectiva podem trazer.
6. Estar preparado para o fracasso
Quando falamos em inovação, falamos em fazer algo que não foi testado nem executado anteriormente. Ou seja, há, sim, a possibilidade de fracasso. E tudo bem. O fracasso deve ser visto como uma excelente oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos. Após um fracasso, é interessante haver reuniões para discutir quais foram os aprendizados extraídos desta experiência.
Cultura de inovação não é só trazer ideias novas. Este conceito trabalha com ideias que são embasadas em tendências e no cenário no qual a empresa atua para fortalecer a necessidade de desenvolver uma ideia ou não. Para isso, nada melhor que analisar quais são as 10 tendências tecnológicas indicadas por uma das consultorias de pesquisa mais respeitadas no mundo: Gartner. Confira!