A metodologia Scrum ganhou fama depois de conquistar empresas de tecnologia no mundo todo. Hoje em dia, é uma das metodologias ágeis mais conhecidas. Talvez até, a mais utilizada. Você está numa empresa que se rendeu aos encantos do Scrum? Mas será que está usando o framework da metodologia da forma correta? Confira no texto de hoje.
Onde o Scrum está inserido?
Há dois tipos de metodologias de gerenciamento de projetos: as tradicionais e as ágeis. Nas primeiras encontra-se, entre outros, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) publicado pelo PMI (Project Management Institute). Tratam-se de metodologias que entregam o projeto 100% pronto para o cliente, são pouco flexíveis a mudanças e tem como foco as ferramentas, documentações e processos. Já entre as metodologias ágeis está, entre outros, o método Scrum. Tratam-se de metodologias que fazem várias entregas para o cliente à medida que um conjunto mínimo de tarefas é executado, podem mudar, conforme o desejo do cliente, ao longo do processo e tem foco no valor e no funcionamento das entregas para o cliente.
O que é o Scrum?
Logo, como vimos, o Scrum é uma metodologia de gerenciamento de projetos. Ele foi criado em 1993 e ganhou o mundo pois é facilmente integrado com outros métodos ágeis. A combinação mais famosa é de Scrum com o Kanbam. Como a maioria das metodologias ágeis, começou a ser implantado pelas empresas de tecnologia. No entanto, hoje é aplicado por empresa de diversos ramos.
O Scrum é composto por um backlog – uma lista de funcionalidades a serem desenvolvidas – e um sprint backlog – um espaço de tempo (não maior que quatro semanas) no qual devem ser executadas as tarefas priorizadas do backlog.
O Scrum conta com três papéis:
● P.O. ou Product Owner (Dono do produto, em tradução literal)
Esta é a pessoa que demandará as funcionalidades que precisam ser desenvolvidas com base nas demandas que recebe dos clientes.
● Scrum Master
Esta é a figura que faz a ponte entre o P.O. e o squad, gerenciando expectativas e orientando o Squad.
● Squad
É a equipe que executas as atividades propostas. Diariamente, ocorrem reuniões para a equipe alinhar quais atividades foram cumpridas e sanar dúvidas. Ao final de cada sprint, uma reunião de entregas é feita bem como a criação de um novo sprint.
Quais são os principais erros ao implantar o Framework Scrum?
Será que você está cometendo algum?
Abaixo vamos listar os erros mais comuns ao implantar o framework Scrum. Será que você está cometendo um deles?
1. Não distribuir os papéis corretamente.
Alguns erros ao distribuir os papéis são:
● Colocar a função de P.O. e Scrum Master na mesma pessoa.
O resultado é um conflito de interesses, não priorizar bem as tarefas e deixar o squad confuso.
● Não ter um Scrum Master que seja expert nas tarefas do squad.
O resultado é um Scrum Master que não consegue auxiliar e orientar o seu squad.
2. Banalizar as reuniões.
Há 3 reuniões principais: as que ocorrem diariamente, as entregas de tarefas e as de criação de novo sprint. Os maiores erros em relação às reuniões são:
● Não fazer reuniões diárias.
Às vezes por preguiça ou por causa da correria, algumas empresas pulam as reuniões diárias. O problema é que elas são extremamente valiosas para o squad compartilhar problemas, um colega ajudar o outro, receber orientação do Scrum Master, sanar dúvidas e obter soluções.
● Não fazer entregas de tarefas.
Sem a reunião no final do sprint com a entrega das tarefas com o P.O., o mesmo fica sem saber o que foi entregue e, dessa forma, não avisa o cliente. O resultado é uma funcionalidade sem uso. Ou seja, tempo perdido para o squad e para o cliente.
● Não fazer uma reunião de criação de novo sprint.
Muitos Scrum Masters não fazem essa reunião. Só incluem novas tarefas para o squad – sem priorizar com o P.O. previamente – e/ou re inserem tarefas que deveriam ter sido entregues no sprint passado. O reflexo disso é um sprint que não atende as demandas dos clientes. Esta reunião deve acontecer e deve ser na presença do P.O., o ponto de contato do cliente.
3. Não priorizar de acordo com o cliente.
Outro erro comum é priorizar tarefas de acordo com a intuição. O correto é avaliar as demandas dos clientes e o potencial de geração de negócio de cada tarefa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o framework Scrum e como utilizá-lo corretamente, conheça a plataforma que pode ser a sua grande aliada no gerenciamento de projetos: Luxteams.