A internet não revolucionou apenas a forma como nos comunicamos, nos relacionamos, compramos e vendemos. Ela está presente também na forma como produzimos os produtos e como gerimos as empresas. A internet deu espaço para o surgimento da quarta revolução industrial e, com ela, vemos hoje a gestão 4.0 ganhar mais espaço dentro das organizações. A sua está preparada?
O que é a quarta revolução industrial?
Bem, não tem como falar dela sem falar um pouco da história e citar as suas revoluções antecessoras.
A primeira revolução industrial
Neste primeiro ciclo vimos o uso da energia a vapor transformar cidades e a rotina das pessoas. Se antes víamos mais produções rurais e agrícolas, com a primeira revolução industrial tivemos a criação das estradas de ferro e barcos a vapor encurtando distâncias e um êxodo rural mais intensificado por conta dos trabalhadores que foram viver nas cidades pois trabalhavam nas indústrias.
A segunda revolução industrial
Em seguida, lá pelos anos 1800, a eletricidade chegou para abalar as estruturas e trazer a segunda revolução industrial, marcada pela produção de produtos em massa e pelo uso intensificado de materiais como o aço, o petróleo e a energia elétrica.
A terceira revolução industrial
Já na terceira revolução industrial chegou em meados de 1950 e foi marcada por uma modernização da indústria com a eletrônica. Muitos processos e atividades passaram a ser executados por máquinas e/ou foram automatizados, contribuindo para uma melhora na produtividade das empresas.
A quarta revolução industrial
É neste cenário que surge a quarta revolução industrial marcada por termos como Inteligência Artificial e Machine Learning. Nela, as máquinas não só executam e automatizam processos e tarefas como analisam o que foi realizado, aprendem com o que executam, decidem qual opção é a melhor e aprimoram sozinhas os seus processos. Dessa forma, a produtividade é elevadíssima. A própria máquina é programada para aprender com as suas próprias ações e aprimorar os resultados.
De que forma a quarta revolução industrial e a gestão 4.0 se conectam?
É comum que ao falar em quarta revolução industrial, pensemos em máquinas operando no ambiente industrial. No entanto, a revolução surge no chão da fábrica mas toma conta de toda a empresa e do processo de gestão, inclusive. É por isso que temos a chamada gestão 4.0.
O que é a gestão 4.0?
Se na indústria, ao invés de ter um operador de máquina controlando-a e executando a sua manutenção, hoje temos uma pessoa encarregada por programar a máquina, realizar as manutenções agendadas e assim por diante. Na gestão da empresa, a lógica é a mesma. A tecnologia é colocada a favor da empresa e dos funcionários. Atividades operacionais, seus aprendizados e melhorias são, cada vez mais, delegadas às máquinas. Aos humanos, cabe a análise de dados, a criatividade, a solução rápida de problemas, tomada de decisão e outras atividades que jamais poderão ser realizadas por máquinas. Além disso, alguns conceitos fazem parte da gestão 4.0, são eles:
Omnichannel
As empresas devem entender que o consumidor está em vários canais. Alguns offline e outros online. A experiência de compra dele deve ser uniforme em todos eles. Ele não deve depender de um canal para sanar uma dúvida, por exemplo. Se ele entrou em contato via e-mail, não deve ser encaminhado ao atendimento do chat e ter que repetir sua dúvida mais uma vez. Os canais de atendimento devem ser integrados. Além disso, é importante que ele consiga realizar uma compra ou uma pesquisa no canal que julgar mais adequado.
Integração
A integração entre as diversas áreas da empresa é fundamental para que gestão seja perfeita, para que a engrenagem funcione perfeitamente e para que a experiência do cliente integrada – que comentamos acima – seja entregue. Todas as áreas precisam saber o que está acontecendo em todas as áreas.
Transformação digital
Colocar a tecnologia a favor da empresa é um conceito básico de gestão 4.0. O que há disponível no mercado que pode ser utilizado? O que puder ser realizado e aprimorado por máquinas e softwares deve ser considerado.
Big data
Se uma boa parte das operações e automações fica a cargo das máquinas, uma grande quantidade de dados é armazenada. Eles devem ser submetidos a análise constantemente para que eles sejam armazenados e acessados com segurança, que deem origem a conteúdos e análises, sejam a base para a tomada de decisão, sejam compartilhados dentro da organização e sejam usados para personalizar produtos e processos em prol do cliente.
4 exemplos práticos da gestão 4.0
Vamos citar alguns exemplos de formas práticas em que a gestão 4.0 é aplicada:
Emissão de Nota Fiscal
Ao invés de emitir uma a uma, essa tarefa é automatizada e o software pode, inclusive, emitir um relatório para que você analise como está sendo esta entrega.
CRM
Ao invés de cadastrar cliente por cliente numa planilha, indicar suas características e seus dados de contato, o software de CRM (Customer Relationship Management) não só realiza essa tarefa como – de acordo com as regras que o operador escolher – classifica o lead, envia novas informações que o ajudem a avançar no funil de conversão e o envia ao time comercial quando este lead estiver nutrido e qualificado.
Envio de e-mail transacional
Imagine que a cada novo cliente, você precise enviar um e-mail de boas-vindas. Se a cada cliente, esse disparo for feito manualmente, muita coisa pode dar errado: o operador pode não trabalhar naquele dia, pode esquecer, pode se confundir se o volume aumentar demais e etc. Esse disparo de e-mails transacionais pode ser feito automaticamente e o software pode, inclusive aprender com os envios que forem realizados, qual é o melhor horário de envio.
Plataforma de planejamento estratégico e gestão de equipe
Liberar informações sobre o planejamento estratégico da empresa, definir metas, conferir o que está sendo feito por cada colaborador, gerir projetos, aplicar metodologias de gestão ágil e muito mais. Nada disso precisa ser feito na forma antiga que demanda mais tempo e não garante total compartilhamento da informação. Todas estas atividades podem ser feitas num só software.
Conheça a plataforma que une estratégia e execução e está alinhado com os principais conceitos de gestão 4.0. Conheça Lux Teams.