Um dos principais desafios da gestão de projetos em empresas de serviço está no atendimento às necessidades de inúmeros clientes.
Em contrapartida, ela atribui muitas vantagens aos planos de crescimento de uma empresa. Afinal, a gestão facilita no cumprimento de prazos, na escala de serviços e até na redução de custos.
Ficou curioso sobre essas vantagens? Leia o nosso artigo!
Antes: o que é gestão de projetos?
A gestão de projetos nada mais é do que a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades de gerenciamento para ajudar um time a executar um projeto.
Ela tem um papel orientador no cumprimento dos requisitos levantados durante um planejamento. Assim, a gestão atende ao projeto e controla sua execução.
Em empresas de serviços, a gestão de projetos ajuda em todas etapas de processos que vão culminar no no atendimento às necessidades do cliente. Para a sua aplicação, o gestor de projetos fica atento a pelo menos 10 áreas:
- Integração
- Escopo
- Custos
- Qualidade
- Aquisições
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Risco
- Tempo
- Partes interessadas
Cada uma dessas áreas tem suas próprias funções e metas a cumprir. E, em conjunto, elas fazem que seja possível o sucesso de um projeto.
Por isso, é considerada eficiente uma gestão que traz crescimento e melhora a reputação da empresa no mercado em que ela atua.
Confira o nosso material sobre como revolucionar os processos no home office e turbine os seus resultados!
8 vantagens de adotar gestão de projetos em empresas de serviços
Implantar uma gestão de projetos em sua empresa de serviço pode trazer inúmeras vantagens e destacar sua empresa das outras. Entre essas vantagens estão:
1 – Redução de custos
Com o planejamento dos recursos e das operações a serem realizadas é possível controlar, comparar e reduzir custos. Pois, a gestão de projetos em empresas de serviços tem a missão de realizar demandas em menos tempo e com otimização de recursos.
Assim, ela escolhe a melhor maneira de efetuar o projeto sem gastos desnecessários, aumentando o ROI de serviços.
2 – Cumprimento de prazos
Cumprir prazos é a lei de sucesso de atendimento em qualquer empresa. Mas o cumprimento de prazo também diz respeito à eficiência de um time.
Por isso, a gestão de projetos visa projetar deadlines exequíveis para que todos se comprometam a obter resultados em prazos. Organizar esse fluxo de modo que todos controlem e previnam possíveis atrasos e erros e identifiquem imprevistos é o que torna um time produtivo.
3 – Engajamento dos colaboradores
A adoção de metodologias de gestão pode ajudar os colaboradores a entenderem melhor suas funções e também o impacto dela na realização do serviço.
E entender o seu impacto promove maior engajamento na resolução de problemas. Sendo assim, o esforço individual de cada profissional ganha impulso e o desempenho deles influencia para uma melhor entrega da sua empresa de serviços.
4 – Prevenção contra riscos
Essa vantagem é considerada uma das mais importantes. Ao planejar todas as etapas e recursos para atingir um objetivo, é possível prevenir alguns riscos que seriam enfrentados na execução. Ou seja, eles são evitados imediatamente.
Inclusive, uma boa dica para essa prevenção contra riscos é mapear desde já o histórico de erros já cometidos. Concorda?
5 – Satisfação dos clientes
Todo serviço é requisitado por um cliente. Com serviços entregues no prazo definido, sem atrasos, utilizando recursos de custo reduzido, com maior qualidade, o cliente fica satisfeito e a empresa lucra bem mais.
6 – Integração das áreas da empresa
Outro desafio comum da gestão de projetos é a integração de todos os setores da empresa. A depender da quantidade de departamentos e de como é realizado o fluxo de processos internos, essa gestão pode se tornar mais complexa ainda.
Com tecnologias especializadas na gestão de projetos em empresas de serviços, isso pode ficar mais fácil. A integração concilia objetivos das áreas, unifica etapas comuns, reduz o tempo de realização de tarefas e elimina burocracias.
Muito bom, não é mesmo?
7 – Escala de serviços
Há uma grande diferença entre aumento de serviços e escala. O primeiro significa apenas aumentar o volume de entrega, o segundo presume aumento no volume de entrega com menos esforço e recursos.
Inclusive, a escala é uma premissa de empresas de serviços mais sustentáveis. A gestão de projetos aliada a tecnologias permite ganhos reais em produtividade e eficiência dos colaboradores.
8 – Visão 360º dos serviços
Na gestão de projetos, todos os projetos precisam se conectar, permitindo a visualização de informações em um só lugar.
Essa visão não beneficia apenas o gestor de projetos, como toda a diretoria, que acessa, modifica e tangibiliza resultados rapidamente para tomar decisões.
Gostou do nosso artigo? Aproveite e baixe o nosso Guia da Produtividade e garanta mais qualidade na sua gestão de projetos em empresas de serviço.