A adoção de metodologias ágeis é tendência para empresas de diversos ramos. Com início da curva de adoção em empresas de tecnologia, ela vem conquistando espaço dos mais diversos tipos de empresa. O motivo são entregas rápidas, participação do cliente no processo de construção do projeto e possibilidade de mudanças do mesmo. Como consequência, vemos a necessidade das empresas aprenderem a lidar não só com a gestão de projetos ágil, mas também com a gestão de times ágeis. Confira mais sobre o tema no texto de hoje.
Qual é o papel da gestão de times ágeis?
Uma vez implantada a modalidade de gestão de times ágeis, é importante compreender o papel do gestor deste time. Ele é o responsável por:
● Servir o time;
● Sanar dúvidas;
● Identificar pontos com potencial de melhoria e desenvolver o time;
● Identificar pontos de excelência e explicitá-los para que eles sejam replicados;
● Manter o time na metodologia ágil escolhida.
Como implantar uma gestão de times ágeis e como o Luxteams pode lhe ajudar.
A seguir, vamos listar alguns pontos importantes para serem considerados na hora de implantar uma gestão de times ágeis e como o Luxteams pode lhe ajudar. Confira!
1. Mantenha o time olhando para o mesmo lado o seu time precisa estar 100% alinhado.
Todos precisam trabalhar por um mesmo objetivo. Faz parte do papel de gestor, explicá-los qual é o objetivo da empresa, do time e de cada um deles. No caso deste último, é importante que eles compreendam de que forma o trabalho de cada um deles contribui para o alcance do objetivo da empresa. Como a Luxteams pode ajudar? A plataforma oferece um recurso para auxiliar na montagem da estratégia. Dessa forma, o gestor consegue saber facilmente qual é o objetivo da empresa e estabelecer o dos seus colaboradores.
2. Defina com o time as tarefas a ser executadas.
Com um objetivo claro, é hora de definir com cada colaborador quais tarefas precisam ser realizadas para que os objetivos individuais e coletivos sejam alcançados.
Como a Luxteams pode ajudar? A plataforma oferece um recurso excelente para a gestão de times ágeis: documentar as tarefas que foram definidas para serem realizadas.
3. Acompanhe a execução.
Além de definir as metas de cada integrante do time, também é importante para a gestão de times ágeis, acompanhar de perto a execução das tarefas. Dessa forma, você poderá analisar se o desempenho está conforme o desejado, se há alguma correção a ser feita ou elogio.
No caso de alterações necessárias, o acompanhamento é ainda mais importante pois a correção será feita rapidamente. Não há porque esperar o final da entrega para corrigir. Além disso, o acompanhamento abre um espaço para que o colaborador sane todas as dúvidas necessárias para finalizar a sua atividade e executá-la com excelência. Como a Luxteams pode ajudar?
A plataforma oferece uma funcionalidade que permite ao gestor verificar qual é a porcentagem da atividade que já foi realizada e, desta forma, acompanhar a sua execução e auxiliar o seu colaborador.
4. Colaboração.
Apenas a colaboração viabiliza que os colaboradores superem a concorrência, a exigência do cliente e outros obstáculos inerentes ao processo de novas soluções. Faz parte da gestão de times ágeis colaborar para uma cultura organizacional que transforma a empresa e enraíza o conceito de colaboração em seu time. Não é a toa que os funcionários passam a ser chamados de colaboradores.
Como a Luxteams pode ajudar? A plataforma entrega ferramentas de colaboração, melhorando o foco e o comprometimento, garantindo mais produtividade Gostou do texto de hoje? Está pronto (a) para implantar a gestão de times ágeis na sua empresa? Então, conheça a plataforma online que pode lhe ajudar a montar o planejamento estratégico da empresa e a gerenciar prioridades e tarefas da equipe.