É verdade que as metodologias ágeis são comumente associadas à área de tecnologia. Afinal, elas foram concebidas nessa área. No entanto, não é por isso que não podem ser aplicadas em outras. É o caso do marketing, por exemplo. Tanto é possível aplicar métodos ágeis nesta área que até existe um nome específico para isso: Marketing Ágil ou Agile Marketing e é sobre este tema que falaremos hoje.
Antes de começar: Metodologias Ágeis
As metodologias ágeis são um tipo de metodologia de gestão de projetos, assim como as metodologias tradicionais. A diferença é que as primeiras são focadas em entregas rápidas, como o próprio nome sugere. São baseadas no Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, que valoriza:
- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Alguns exemplos de metodologias ágeis que você já pode ter ouvido falar são:
Marketing Ágil
O Marketing Ágil, então, é a aplicação da metodologia ágil ao ambiente de marketing. Pode parecer confuso, mas a verdade é que as metodologias ágeis estão relacionadas a projetos. Independente de que área. As metodologias ágeis só estão associadas mais à área de tecnologia por terem sido criadas neste ambiente. Com algumas adaptações, podem ser parte da gestão de marketing.
Marketing Ágil é para o meu projeto?
De fato o Marketing ágil é uma ferramenta muito poderosa, mas não se encaixa em todo projeto e em toda empresa. Tudo vai depender da cultura do local e das pessoas do time. Empresas mais quadradas, com processos rígidos, que exigem entregas completas, que não aceitam mudanças no projeto adquirido pelo cliente e que trabalham com tarefas em cascata (ou seja, que só começam quando uma equipe terminou a sua), terão dificuldade em usar o Agile Marketing.
Já empresas mais modernas, com flexibilidade para processos, que podem adaptar seus projetos de acordo com as demandas dos clientes, são maleáveis para estabelecer custos e prazos e cujas atividades podem ser desenvolvidas pelas equipes de marketing de forma independente uma da outra, se identificarão com as metodologias ágeis facilmente. Além disso, equipes mais enxutas costumam se adaptar melhor a essa metodologia.
Como implantar o Marketing Ágil?
Confira a seguir os passos a serem seguidos por quem quer implantar o Marketing Ágil na sua empresa.
- Pesquise a fundo sobre as metodologias ágeis e seus benefícios.
- Identifique a metodologia que mais combina com a sua empresa.
- Obtenha o apoio da gerência.
- Compartilhe as atividades 1 e 2 com o seu time, para integrá-lo.
- Faça testes iniciais por 1 ou 2 semanas.
- Ao final deste período, alinhe o que deu certo e o que pode melhorar com o time.
- Expanda a quantidade de semanas.
- Tenha uma ferramenta para lhe ajudar. Está pronto (a) para implantar o Marketing Ágil na sua empresa? Então, conheça a plataforma online que pode lhe ajudar a montar o planejamento estratégico da empresa e a gerenciar prioridades e tarefas da equipe. Conheça a LuxTeams.
Veja também:
Atinja os melhores resultados com uma rotina de reuniões recorrentes.
Torne a gestão de pessoas da sua empresa simples e eficaz.
Cultura de Inovação – É preciso se reinventar.