O trio Missão, Visão e Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho.
Antes de colocar o barco na água e lançar o seu negócio, é preciso criar algumas diretrizes que garantem que estão todos navegando para a mesma direção. É assim que você define, desde o começo, qual é o jeito de pensar, ser e trabalhar da sua empresa, antecipando problemas, estabelecendo limites e minimizando os conflitos entre as pessoas que vão colocar sua empresa de pé.
A ferramenta Missão, Visão e Valores:
Serve para definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe. É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
Pode parecer difícil colocar no papel todas as intenções, planos e sonhos que você, como empreendedor, tem na cabeça. Mas, para diferenciar o que cada um dos três itens acima significa, é importante entender:
O que fazemos e o que não fazemos juntos
Normalmente, ela é bastante inspiradora, mas, na prática, a missão descreve a nossa razão de existir. E o mais importante: ela pode mudar sim com o tempo, se ajustando à realidade.
Bons exemplos de Missão:
Walmart – Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!
Harley Davidson – Nós realizamos sonhos através da experiência de motociclismo.
Mary Kay – Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.
Microsoft – Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial!
Não são escritos para o mercado, são feitos para o time.
Os valores são tudo o que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro, a sua lei. Você tem uma missão que te faz existir e uma visão de onde quer chegar, mas isso nunca pode ser às custas dos seus valores.
Se Missão é o que eu faço, Valores é quem eu sou, a Visão é o que eu quero atingir.
Em essência, a visão é o destino final. E a frase que sintetiza a visão é o desenho de uma paisagem futura, considerando que você atingiu seu objetivo e chegou ao seu destino. Costuma ser um alvo em movimento, mas para funcionar, é preciso ser enxergada com foco. Dos três, a Visão é a que mais pode mudar com o tempo porque, assim que você alcançou o que pretendia, muda novamente para um alvo que está logo à frente, sem nunca parar de avançar.
No Luxteams você consegue dar uma maior clareza a sua equipe, tornando fácil e simples o acesso a toda a estratégia da empresa.
Mas, como Missão, Visão e Valores se traduzem em estratégia?
No eBook Como construir a identidade da sua empresa, Daniel Castello, mentor Endeavor, explica quais são os elementos que transformam essas definições em realidade. São eles:
Processo de pessoas: ele define se a pessoa certa está no lugar certo, se tem os Valores necessários para se manter em sintonia na organização, além de medir seu desempenho a cada momento, e sua capacidade de crescer com a organização. Implica tomar decisões quanto a quem deve ganhar mais do que quem e em definir como se ligam metas e remuneração. São práticas e rituais de RH, que vão sendo construídas à medida que a empresa cresce e vão moldando a cultura organizacional.
Processo da estratégia: é ele que define as perguntas que importam e o modo como construímos as respostas. Implica em avaliar o mercado, colher informações da concorrência, definir os objetivos inspirados na Visão e desdobrá-los em metas. Assim, conectamos as pessoas aos objetivos do negócio.
Processo de operações: esse é o dia a dia da sua empresa. É como a estratégia vira ação, os indicadores são acompanhados no dia a dia, os erros viram aprendizados e a missão se concretiza no plano tático.
Compartilhando de: Endeavor Brasil
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.