Ano Novo, metas e desafios novos. Para cumprir tais objetivos, você precisará contar com uma equipe alinhada ao seu lado. Por isso, no texto de hoje vamos trazer mais informações sobre um modelo que é capaz de ser um grande aliado no aumento do engajamento e da produtividade da sua equipe. Preparado? Mãos à obra!
Afinal, o que é gestão à vista?
Como o próprio nome sugere, gestão à vista é uma forma de trazer a gestão para a vista, ou seja, para a ser visualizada pelos colaboradores. Trata-se de uma série de itens que possibilitam que informações importantes para a organização esteja aos olhos de todos ou alguns colaboradores.
O que colocar na gestão à vista?
O que é fornecido pelo modelo de gestão à vista pode ser classificado de acordo com:
1. O tipo de informação que entrega
Por exemplo, indicadores de desempenho, de produtividade, listagem de tarefas, visualização do progresso de um projeto, etc.
2. A quem se destina essa informação
Pode-se ter em vista uma equipe, apenas, ou toda a organização.
Quais são os exemplos de gestão à vista?
Para facilitar a explicação, vamos listar a abaixo alguns exemplos de itens que são gestão à vista aplicada. São eles:
● Quadro de informações na sala de convivência;
● Quadro de post-its que é alterado de acordo com a evolução de um projeto;
● Quadro de post-its de um brainstorming de um projeto;
● TV da sala da equipe exibindo alguns indicadores ou as principais atividades da mesma;
● TV na sala do diretor projetando os principais indicadores da diretoria;
● TV com um dashboard de acompanhamento de metas da equipe de vendas;
● Exibição em tempo real das respostas de pesquisas de satisfação dos clientes para
o time de atendimento visualizar.
Qual é o objetivo da gestão à vista?
Observando tais ações do método de gestão à vista, é possível identificar que a gestão à vista tem como principal objetivo a transparência. A base deste modelo é entregar mais informações para que, com elas, os colaboradores possam fazer uma análise certeira e tomar uma decisão perante este cenário.
Vamos pegar o exemplo da exibição em tempo real das respostas de pesquisas de satisfação dos clientes para o time de atendimento visualizar. Caso os índices caiam a medida em que os atendimentos ocorrem, a equipe já pode analisar esta informação e tomar atitudes para que os números melhorem. Não será necessário esperar um relatório chegar para o gestor para, depois disso, ele informar a equipe e solicitar que eles ajam perante este cenário.
Por outro lado, se os índices começarem a subir conforme o time atende, prontamente os atendentes terão um feedback positivo em relação ao seu desempenho e se sentirão ainda mais motivados para performar ainda melhor nos atendimentos seguintes.
Gostou de descobrir um pouco mais sobre gestão à vista? Saiba como engajar equipes e aumentar produtividade utilizando este método.
Veja também:
Missão Vale do Silício! (eBook)
Gestão 4.0 e a 4ª Revolução Industrial