Toda e qualquer empresa – independente de porte e ramo de atuação – precisa realizar o atendimento das demandas internas. Afinal, as áreas da empresa vão sempre demandar algo umas das outras. Otimizar tal atendimento significa mais produtividade para toda a empresa. Para trazer dicas para que este processo seja fluido e otimizado, escrevemos o texto de hoje. Confira!
O que são as demandas internas?
As demandas internas são solicitações que a empresa tem que realizar para a própria empresa. São solicitações entre setores. Por exemplo, da equipe de T.I. para a equipe de RH. Ou da equipe de embalagens para a equipe de compras. Alguns exemplos de demandas internas são:
● Solicitação de férias;
● Solicitação de nova contratação ou substituição da equipe;
● Solicitação de manutenção de máquinas numa indústria;
● Solicitação de revisão de um novo contrato por parte da equipe jurídica;
● Solicitação para configuração de um software para a T.I.;
● Solicitação para a compra de embalagens para o envio do produto.
Qual é a importância de otimizar o processo de atendimento das demandas internas?
Como citamos acima, toda e qualquer empresa tem demandas internas. Ocorre que conforme a empresa cresce, mais e mais atendimentos das demandas internas surgem. É um processo natural. Quanto mais colaboradores uma empresa tem, mais eles precisarão dos seus colegas para realizar as suas atividades. Trabalhar a otimização deste processo é fundamental para:
1. Evitar atrasos
Otimizando o processo de atendimento das demandas, os chamados ficarão organizados e o colaborador não se perderá e poderá atender a todos no prazo combinado.
2. Evitar retrabalho
Sem um processo bem desenhado, o colaborador pode acabar pedindo a mesma demanda para dois colegas, por exemplo. Ambos dedicarão tempo e energia a uma atividade. O resultado é uma produtividade menor para o setor.
3. Acompanhamento e monitoramento do atendimento das demandas
internas Com o processo otimizado, a empresa poderá identificar pontos de excelência no atendimento das demandas internas para replicá-los, bem como pontos que precisam de atenção e que devem ser aprimorados.
Como otimizar o processo de atendimento das demandas internas?
Agora que alinhamos o que são as demandas internas é hora de conferir algumas dicas de como otimizar o processo de atendimento das demandas internas.
1. Desenhar o processo de atendimento das demandas internas.
A primeira dica é desenhar esse processo. Que tipo de chamados para atendimento de demandas internas podem ser abertos? Como deverão ser abertos? Qual é o prazo de tempo de resposta? É importante que o desenho deste processo fique claro para que possa ser usado de forma mais eficiente não só para quem vai abrir o chamado como para quem vai atendê-lo. Lembre-se de envolver cada equipe de atendimento das demandas internas no desenho deste processo para que eles sejam parte disso e tragam as suas visões para a mesa também.
2. Estabeleça níveis de prioridade
Qual é a prioridade de cada tipo de chamado que pode ser aberto? Responder esta pergunta é fundamental para ajudar o atendente do chamado a priorizar o atendimento das demandas internas que recebe. A ordem de chegada não é a ordem de prioridade, mas sim o grau de urgência de cada solicitação.
3. Coloque a tecnologia a seu favor.
Nem pensar em fazer o atendimento das demandas internas manualmente. Quanto mais colaboradores, mais demandas e a probabilidade de se perder é imensa. Por isso, a dica aqui é colocar a tecnologia para trabalhar em parceria com a empresa.
Conheça a Luxteams. A plataforma reúne várias soluções num só canal e, uma delas, é a administração do atendimento de demandas internas. Com ela será possível monitorar os chamados e enviar solicitações de uma área para outra. Fácil, rápido, prático e eficaz.