Ninguém quer realizar uma reunião que todos detestam participar. Se esse é o caso das suas reuniões, tente usar empatia para planejá-las melhor. Comece colocando de lado sua agenda e faça duas perguntas: (1) Quem vai estar na sala e quais são as necessidades dessas pessoas? (2) Quem não vai estar na sala mas será afetado pela reunião e quais são as necessidades deles?
Em seguida, procure pessoas desses dois grupos. Pergunte o que eles esperam da reunião e qual seria o resultado ideal. Mesmo se você faz reuniões regulares com o mesmo grupo de pessoas, verificar sua opinião desse modo pode ajudar a construir confiança, trazer problemas à tona e garantir que os participantes se sintam motivados.
Fazer isso antes de toda reunião pode parecer uma tarefa árdua, mas com a prática você aprenderá a fazê-la em menos tempo. E esse pequeno investimento vai fazer você economizar tempo a longo prazo.
Adaptado de “Planeje uma reunião melhor com design thinking“, por Maya Bernstein e Rae Ringel.
Precisando de dicas sobre Reuniões? Baixe o nosso [eBook] Conheça 4 tipos de Reunião que você pode implantar na sua empresa
Um artigo compartilhado de Harvard Business Review