Apesar de ter tanta informação disponível sobre o assunto, é normal que você fique perdido na hora da implantação da gestão ágil. Especialmente se a empresa em que você atua possui o modelo tradicional de gestão de projetos e vocês estão transicionando para uma gestão ágil. Nestes casos, é interessante validar se a metodologia de gestão que você está aplicando está de fato conectada com o modelo de gestão ágil. Confira abaixo um teste rápido para lhe ajudar a compreender se você está trilhando o caminho corretamente. Imagine que você tem um projeto grande para entregar a um cliente.
1. Em relação a prazo:
a. Sua primeira preocupação é desenhar um cronograma do projeto para dizer ao cliente em qual data conseguirá entregar o projeto 100% pronto.
b. Tenta enxugar o prazo de entrega ao máximo com a ressalva de que não poderá haver mudanças no projeto.
c. Você promete a primeira entrega para dali a 4 semanas, no máximo. Ainda que seja uma parte do projeto. Dessa forma, é até bom pois o cliente verifica o resultado feito até o momento e dá um feedback.
2. Em relação a custo:
a. Como você desenhou o cronograma do projeto, já aproveitou e descreveu os custos que o projeto terá. Para o cliente saber quanto irá investir.
b. Tenta enxugar o custo ao máximo com a ressalva de que não poderá haver mudanças no projeto.
c. Como você vai quebrar as entregas e flexibilizar bastante as mudanças, é difícil mensurar desde o começo quando o projeto custará.
3. Para formar a equipe que desenvolverá esse projeto com você:
a. Você forma equipes de Gerenciamento da Integração, do Escopo, de Custos, de Qualidade, das Aquisições, dos Recursos Humanos, das Comunicações, de Risco, de Cronograma e das Partes Interessadas/Stakeholders. Desde o princípio faz uma reunião para todos se conhecerem e cada um saber pelo que é responsável e a quem deve recorrer caso precise da outra equipe.
b. Você conta com a equipe mais enxuta possível e desenha papéis bem definidos para cada um deles.
c. Você monta uma equipe enxuta e multidisciplinar. A ideia é que cada um tenha um papel definido, mas que isso não os impeça de tomar decisões, trocar informações com outros times e interagir de forma a aumentar o valor das suas entregas e do projeto.
4. Em relação à comunicação com o cliente durante o projeto:
a. É praticamente nula. Afinal, você deixou tudo muito alinhado no início do projeto.
b. Os colaboradores responsáveis por falar com o cliente, entram em contato de vez em quando para levar alguma dúvida pontual do time.
c. Ocorre com frequência. O feedback constante dele, alimenta o projeto.
5. Caso o cliente peça alguma mudança, como você ou a sua equipe reage?
a. De forma muito educada, a equipe responsável por conversar com o cliente o informa que não é possível pois isso impactaria o prazo, o custo e o desenvolvimento do projeto todo.
b. Você escuta a mudança que ele quer. Caso seja algo pequeno, a equipe responsável por conversar com o cliente tem abertura para tentar negociar com o time responsável pelo desenvolvimento do projeto.
c. Você não entendeu a pergunta. Pedidos de mudanças são bem-vindos desde que agreguem valor à entrega final.
Resultado
Quer saber como você foi no teste?
Se você marcou a maior parte letra A – precisa revisar urgente o seu modelo de gestão pois ele está muito mais alinhado com o modelo tradicional de gerenciamento de projetos do que
com o de gestão ágil.
Se você marcou a maioria letra B – está no caminho certo. Ainda precisa fazer alguns ajustes, mas com tempo e conhecimento, conseguirá trabalhar com o modelo de gestão
ágil. Está no caminho certo!
Se você marcou a maioria letra C – você já chegou lá. Parabéns!
Se você está no time da letra A ou da letra B, pode se aprofundar no tema de gestão ágil com o Guia rápido de Gerenciamento de Projetos – Métodos Ágeis. Confira!
Veja também:
Como fazer uma avaliação de desempenho inteligente.
7 passos para fazer um ótimo planejamento.
Você sabe fazer gestão ágil?